domingo, abril 05, 2009

Você sabe o que é candomblé?

Segundo a Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), o Candomblé é definido como “culto dos orixás”. É uma religião afrobrasileira e não deve ser confundida com Umbanda e Quibanda, que tem origens similares.

De acordo com definição explícita em publicação no site, a “religião que tem por base a anima (alma) da Natureza, sendo, portanto, chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/Voduns, sua cultura, e seu idioma”. A mesma publicação ainda faz a ressalva de que candomblé não deve ser confundido com umbanda, que tem origens similares.

Ainda de acordo com o artigo, sua fundamentação no Brasil se deu no período da escravidão, desde quando os colonizadores portugueses traziam escravos da África entre os anos de 1549 e 1888. O Candomblé ficou restrito à população de negros escravizados e distante dos membros da Igreja Católica. Mas, de acordo com dados reunidos pela Assintec, o candomblé expandiu desde o fim da escravatura em 1888, atingindo várias classes sociais e dezenas de milhares de templos. “Em levantamentos recentes, aproximadamente 3 milhões de brasileiros (1,5% da população total) declararam o candomblé como sua religião. Na cidade de Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afrobrasileiros e catalogado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO)”.

(Débora Fernandes)
Fonte: Assintec

Nenhum comentário: