domingo, abril 05, 2009

Sincretismo: santos e orixás

Iansã é Santa Bárbara no sincretismo religioso

No Brasil, as religiões apresentam como característica o sincretismo, com participação de rituais de candomblé, católicos, espíritas, entre outros. A partir dessa convivência, se torna comum para pessoas de diferentes credos absorverem crenças e hábitos instituídos pelo candomblé. A própria restrição ao culto do Candomblé levou ao sincretismo com o Catolicismo, colocando nomes africanos em santos católicos, a exemplo de Iansã (Santa Bárbara), Yemanjá (Nossa Senhora da Conceição), Oxossi (São Sebastião), Ogum (São Jorge), Xangô (São Jerônimo) e Omulu (São Lázaro).

“Orixás do Candomblé, os rituais, e as festas são agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro”. É o que considera a Assintec e também como explica o antropólogo do CEAO, Fábio Lima. Os elementos que fazem parte do habitus do Candomblé passam a ser institucionalizados como cultura e, posteriormente, como costume entre as pessoas – é o que se aplica ao hábito de vestir branco nas sextas-feiras.

Os orixás representam as forças que dirigem a natureza e seus fenômenos, tais como
as águas, o vento, as floresta e, os raios. Cada dia da semana é dedicado a um deles. A relação entre os orixás e as cores está na força e no valor simbólico de cada entidade. Veja no infográfico que mostra o orixá e sua cor representativa.

(Débora Fernandes)

Fonte: Assintec e Centro Espiritualista Caboclo Pery

Nenhum comentário: